segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

escola municipal acidália lott












 Salve Salve parceiros e parceiras do H2PV depois de apresentarmos a palestra
para 750 alunos e alunas,mestres e mestras na escola lourenço de oliveira
no tradicional bairro de santa tereza famoso por abrigar
artistas do  saudoso clube da  esquina tivemos uma pequena pausa e organizarmos os equipamentos, seguimos pra missão no bairro paulo sexto na escola municipal acidália lopes,lembrando que quem nos leva é o taxista samuel,ele chega com o veiculo  e nos leva ao nosso destino,o dj Ruben Santillana mais conhecido como cubanito mora no bairro gameleira ali no henricão,perto do detran,ele sai de sua casa horas antes das palestras,sai dirigindo seu fuscão que tem o nome de santa barbára e nós lhe rebatizamos com o singelo e carismático nome de marighella,um fusca com dupla identidade e várias histórias pra contar...se ele falasse é claro...foi e é salvação em vários corres,juntamente com seu motorista só fortalece a cena,então é assim tão logo ele chega ..eu ligo pro samuel e nos dirigimos ao local de apresentação e neste caso nós seguimos juntos e mixados curtindo um bom rap de várias nacionalidades e de vários páises,enquanto isto a nossa produtora jaqueline cunha vai  marcando as escolas pras próximas apresentações e aguarda a chegada do meu filho da escola,eu tenho um garoto de 7 anos junto com minha esposa janaina mello,ela sai pro trabalho cedo e quando eu não tenho apresentação eu que cuido de arrumar a criança pra instituição escolar,e a jaqueline fortalece nos dias em que eu tenho apresentação H2PV,a união não faz só açucar..rs rs faz a força também rs rs  ,chegamos no bairro ,localizamos escola ,localizamos o geraldo que tinha solicitado a apresentação,entramos na escola,montamos os equipamentos e logo depois o pátio foi tomado por 500 alunos e alunas de várias classes e de várias idades,estava fazendo muuito calor e eu me lembro que a apresentação começou as 15 e 30,fui apresentado ,comecei o show mas me lembro também que tive dificuldades pra ministrar a palestra, os educandos começaram a ficar agitados com o calor, a apresentação como vcs podem ver pelas fotos foi montada de jeito que o pátio ficou igual uma arena,tinha jovens no andar superior e jovens no andar de baixo,o pátio estava lotado,nas apresentações H2PV nos sempre  priorizamos a palestra muito mais que o show, o bate papo é importante..´serve pra sinalizar para o educando sobre o mundo em que vive,sua comunidade e como a arte ,a educação e a convivência escolar ,familiar e comunitária pode mudar o rumo de suas vidas,mas não aconteceu como eu queria,  vale lembrar que o que notamos nas escolas por onde passamos muitas vezes insencibilidade por parte de educadores com a proposta que levamos pra aquela escola,não digo a maioria,mas uma pequena parcela que acredito não gosta das opções culturais que as comunidades,quebradas,localidades,aglomerados enfim  uma cultura que desce do  morro e revela talentos que consegue dialogar e prender a atenção mais que eles enquanto leciona sua aula, e que muitas das vezes são profissionais insatisfeitos,com baíxo salário,violência escolar,plano de carreira, acreditam que muito daqueles jovens que estão ali não deveriam ter ascesso a cultura mas sim  a cadeias e celas cheias,então como eu estava dizendo a gente capta estas pessoas,se  apercebe da presença dela e ao contrário dela nós não a ignoramos tentamos transmitir a ela que temos confiança no nosso trabalho e sabemos onde queremos chegar ao contrário dela que já encontrou numa unica profissão seu refúgio e tem medo que pessoas tomem seu lugar, ainda tem a precariedade de várias escolas onde são ministradas as aulas e a formação de um aluno de uma comunidade, alêm de depender de vários fatores ainda vai depender da sorte, então através da nossa palestra tentamos mostrar ao educando os caminhos a seguir se ele não quiser entrar pro mundo dos desvios de conduta,aqui no brasil punida com reclusão ou penas alternativas quando se tratar de pequenos delitos,mas é nestes pequenos delitos é que forma uma grande marginal ea nossa idéia é despertar no jovem o idéal de cidadão e o quanto ele pode contribuir com  sua comunidade,nesta escola nós não conseguimos fazer a palestra,os jovens ficaram agitados,lembrando que eram jovens de diferentes idades e alguns educadores simplesmente ignoraram nossa apresentação e a agitação dos jovens, não me abati continuei seguindo o script juntamente com dj cubanito e no pátio da escola encerramos a apresentação com vários sons de minha autoria e o projeto de scratchs de rap nacional do camarada cubanito,fizemos nossa parte fizemos bonito,cumprimos mais uma etapa da nossa missão,houve sorteio de brindes,teve adulto que saiu fazendo biquinho por que não tinha ganhado brinde e ficou com raiva ,mas isto acontece em várias escolas onde nós fazemos as apresentações,muitas pessoas não entendem que o objetivo do projeto é atingir o jovem e fortalecer suas ações,mas foi legal,agradecemos ao geraldo que nos levou...que tirou as fotos, só tem estas porque a maquina acabou a bateria..rs rs...continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário