QUEM SOMOS


O CENTRO DE REFERÊNCIA HIP HOP BRASIL
Associação não-governamental, sem fins lucrativos, o CRH2B foi fundado oficialmente no dia 02 de março de 2009, com o objetivo de promover, estimular, divulgar e fomentar a cultura Hip Hop em Minas Gerais, bem como sua articulação com outros Estados da Federação. Além de promover o intercâmbio de experiências, a entidade está capacitada para reunir e documentar as diferentes iniciativas de artistas, coletivos, posses e organizações afins, assim como estimular a produção deles. O CRH2B desenvolve próprios projetos, e realiza parcerias, para possibilitar estudos, pesquisas e trocas de experiências que verdadeiramente dimensionem a importância desse movimento de periferia para toda a sociedade, seja do ponto de vista da cultura e criação, seja nos resultados efetivos que estimulam a construção de uma sociedade melhor, mais justa e humanitária.

Presidida pelo rapper e arte-educador Hudson Carlos de Olivera – Ice Band, a instituição conta com Junio Marques da Silva – rapper Blitz (Vice-presidente), a produtora Jaqueline Cunha Melo (Secretária Geral Executiva), o rapper Júlio César Souza Naves (2º Secretário), a jornalista Janaina Cunha Melo (Diretor Administrativo-financeiro e coordenadora geral de projetos) e a arte-educadora Izabella Vieira Azevedo (2º diretor administrativo-financeiro), como integrantes da diretoria. O CRH2B tornou oficial, em janeiro deste ano, a participação de dois novos integrantes, a designer de moda Pandora da Luz e o rapper Sagaz. Ambos de Vitória, eles são militantes veteranos, que passam a atuar como articuladores interestaduais da instituição. Em fevereiro, fundou o Núcleo de Redutores de Danos, através do qual pretende oferecer informações sobre os riscos do uso abusivo de drogas e importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – temas essenciais para o pleno desenvolvimento da juventude. 

Neste primeiro ano, o CRH2B desenvolve o projeto Os Sobreviventes, de atenção a crianças e adolescentes em risco social, no Aglomerado Serra, o ciclo de palestras Hip Hop – Educação para a vida, em escolas públicas, penitenciárias e centros de recuperação de menores em conflito com a lei, participa de eventos de articulação e promoção do hip hop e outras categorias artísticas, como Duelo de MC'sPoesia na Praça 7, Terças Poéticas, Periferia Criativa, entre outros. 

Em outubro de 2009, fundou o Cineclube Sabotage, em parceria com a Oficina de Imagens, em projeto beneficiado pelo Governo Federal, no bairro Taquaril. Por meio dele, promove exibição de filmes nacionais e ajuda a fomentar o debate sobre a cultura e a realidade brasileira. 

A entidade também desenvolve o Programa de Facilitação do Acesso à Cultura, em que possibilita aos artistas do hip hop interagir com outras artes, através do qual promoveu visita de 30 jovens e adultos ao Inhotim – Centro de Arte Contemporânea, em janeiro deste ano. Ainda em janeiro, realizou ainda o 1º Seminário de Formação Política, com 25 participantes, todos eles artistas, articuladores e mediadores de conflito em diferentes bairros de periferia da cidade.

O Centro de Referência Hip Hop Brasil conta com o apoio de instituições privadas e governamentais como a Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado de Defesa Social, Favela É Isso Aí, Oficina de Imagens, Avesso Filmes, entre outros.