segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Estadual da Cultura Hip Hop

Projeto Hip Hop Educação para a Vida é citado como referência durante votação do Dia Estadual da Cultura Hip Hop, ação da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá. O projeto foi aprovado por unanimidade no último dia 16 de novembro. Agora, fica a dica para os deputados mineiros...







domingo, 12 de junho de 2011

Até o próximo semestre

Na última semana, o rapper Ice Band e os músicos dos grupos Crime Verbal e Elemento.S comandaram show de encerramento das ações desenvolvidas dentro do projeto ’Hip Hop Educação para a vida’. Mais de 100 pessoas estiveram no Teatro Dom Silvério, no dia 6 de junho. Naquele momento, todos cantaram as músicas do CD produzido especialmente para o projeto.

O encerramento comemorou o balanço super positivo do projeto, que visitou 18 escolas e foi assistido por um público de 9 mil pessoas de comunidades escolares da rede pública municipal de ensino, entre educadores e alunos de 7 a 12 anos.

O projeto é uma realização do Centro de Referência Hip Hop Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, iniciativa do rapper Ice Band. A intenção é ampliar a área de atuação do “Hip Hop Educação para a vida”, no segundo semestre, e chegar à esfera estadual, por meio de parcerias entre o projeto e as Secretarias de Estado da Educação e de Defesa Social.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hoje: palestra-show de encerramento do primeiro ano do “Hip Hop Educação para a vida


Com entrada franca, está marcada para hoje, às 21 horas, palestra-show de encerramento do primeiro ano de atividades do projeto “Hip Hop Educação para a vida”. O palco desta vez não será os pátios das escolas e sim o Teatro Dom Silvério.

Este será o momento de comemorar os resultados positivos da iniciativa do arte-educador Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band. Foram 18 escolas visitas, 9 mil espectadores, entre alunos e educadores, que participaram de ações nas quais a cultura do hip hop foi utilizada como instrumento de mediação de conflito na comunidade escolar.

A programação de logo mais inclui o lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S – e do videoclipe da música Notícias do Brasil, produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela ONG Favela é Isso Aí para moradores do aglomerado da Serra, dentro do projeto do Fundo da Infância e Adolescência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Todos são convidados para o encontro.

Serviço: Projeto Hip Hop Educação para a vida – palestra-show e lançamento de CD - com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S
Hoje,  21h – Teatro Dom Silvério – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi. Informações: http://www.projetoeducacaoparaavida.blogspot.com/

domingo, 5 de junho de 2011

Projeto Hip Hop Educação para a vida lança segunda edição




Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura projeto leva até escolas temas relacionados à redução da criminalidade e mediação de conflitos

Falar sobre violência para jovens em situação de vulnerabilidade social não é tarefa simples. Para se acreditar que as coisas podem dar certo, nada melhor do que relatos de quem conheceu de perto esse universo e hoje luta para modificá-lo. Trabalhar a redução da violência por meio de experiências vivenciadas em uma realidade dura, transformada em aprendizado e crescimento pessoal, aliando música e educação. Essa é uma das vertentes do Hip Hop Educação para a vida, que inicia o segundo ano de atividades neste mês de outubro. O projeto leva até escolas municipais de Belo Horizonte palestras/shows que misturam depoimentos aliados a exemplos de arte e cidadania e a diversidade da cultura hip hop. 
A iniciativa e realização são do Centro de Referência Hip Hop Brasil, que tem à frente Hudson Carlos de Oliveira, conhecido como rapper Ice Band, e conta com a participação do grupo Crime Verbal, dos rappers Blitz e Black Hidra. Ice Band sabe bem como é lutar contra a violência. Ele é um sobrevivente da guerrilha urbana na Serra, nos anos 80, e conseguiu transformar a criminalidade e dificuldades vividas na adolescência em uma carreira de sucesso, trocando a arma pelo microfone. É cantor, ativista e compositor, que traz para as suas canções de hip hop a realidade vivida nos aglomerados. Para Band, a segunda edição do Hip Hop educação para a vida chega em um momento de vulnerabilidade social, conforme explica: “neste ano presenciamos casos tristes de violência, principalmente nas escolas. Precisamos levar a esses jovens, que estão em situação de risco, um pouco de esperança para que eles acreditem no futuro e sobretudo, na educação.” 

Para este ano, serão selecionadas 12 escolas. As visitas são divididas em dois momentos. Em um primeiro tempo Ice Band compartilha com os jovens sua história, um dos maiores exemplos de que a arte e a educação podem garantir uma vida longe das drogas. Após o bate-papo, a música toma conta do ambiente, com composições inéditas, desenvolvidas especialmente para o projeto em uma parceria do rapper e o grupo Crime Verbal. Ao final, os alunos recebem, ainda, brindes como cd´s e bonés do projeto. As primeiras visitas serão no próximo dia 24 de outubro, nas Escolas Municipais Professora Alcida Torres, na região do Taquaril, e Padre Francisco, no São Geraldo. As escolas interessadas em receber a programação do projeto Hip Hop Educação para a Vida  devem entrar em contato com o Centro de Referência Hip Hop Brasil pelo telefone (31)3284-9211

O público geral também poderá participar do projeto. Para isso, serão realizadas duas palestras/show, nos dias 14 e 19 de novembro, de 13h às 17h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. A entrada é gratuita.



A edição de 2010 – O ano anterior foi muito comemorado pelos artistas. Os jovens mostraram uma boa receptividade, transformando as palestras em bate-papos proveitosos. Ao todo foram visitadas 18 escolas, contemplando um público superior a 9 mil alunos e educadores.

Sobre o Centro de Referência Hip Hop Brasil

Associação não-governamental, sem fins lucrativos, o CRH2B foi fundado oficialmente no dia 02 de março de 2009, com o objetivo de promover, estimular, divulgar e fomentar a cultura Hip Hop em Minas Gerais, bem como sua articulação com outros Estados. Além de promover o intercâmbio de experiências, a entidade está capacitada para reunir e documentar as diferentes iniciativas de artistas, coletivos, posses e organizações afins, assim como estimular a produção deles. O CRH2B desenvolve próprios projetos, e realiza parcerias, para possibilitar estudos, pesquisas e trocas de experiências que verdadeiramente dimensionem a importância desse movimento de periferia para toda a sociedade.

Desenvolve o projeto Os Sobreviventes, de atenção a crianças e adolescentes em risco social, no Aglomerado Serra; o ciclo de palestras Hip Hop – Educação para a vida, em escolas públicas, penitenciárias e centros de recuperação de menores em conflito com a lei;  participa de eventos de articulação e promoção do hip hop e outras categorias artísticas, como Duelo de MC's, Poesia na Praça 7, Terças Poéticas, Periferia Criativa, entre outros.

Em outubro de 2009, fundou o Cineclube Sabotage, em parceria com a Oficina de Imagens, em projeto beneficiado pelo Governo Federal, no bairro Taquaril. A entidade também desenvolve o Programa de Facilitação do Acesso à Cultura, em que possibilita aos artistas do hip hop interagir com outras artes, através do qual promoveu visita de 30 jovens e adultos ao Inhotim – Centro de Arte Contemporânea, em janeiro deste ano. Em 2010, realizou ainda o 1º Seminário de Formação Política, com 25 participantes, todos eles artistas, articuladores e mediadores de conflito em diferentes bairros de periferia da cidade.

Os artistas do Hip Hop educação para a vida

Ice Band
Hudson Carlos de Oliveira mora no Aglomerado Serra e desenvolve trabalho autoral desde 1989. Em 2006, lançou o CD independente Experimentando Ideias, com oito faixas. O trabalho conta com a participação de jovens em situação de risco social, reunidos pelo projeto Os Sobreviventes, do qual é idealizador, e do convidado especial do rapper Blitz (Crime Verbal). 

Crime Verbal
O grupo Crime verbal foi fundado em 21 de fevereiro de 2001, no Taquaril, região Leste de Belo Horizonte, em conversa entre Blitz e Black Hidra. O Crime: fala sobre o cotidiano das periferias do país, sem fazer vistas grossas ao que acontece. Transformar a história de vida do povo em rimas diretas que provocam reflexão. Já passaram pelo grupo Binho, Carol, Rapper Mun, Drak, mina Kika, Agatha, Jamanta. Hoje a atual formação conta com os MCs Blitz e Daniel e o DJ Tickem. As influências  vão de África Bambataa, Koul Herc, Cirurgia Moral, Zafrica Brasil, Thaide dj hum, Cypress Hill a Bone.


Programação Hip Hop Educação para a Vida
Data
Horário
Local

24 de outubro

9h40
Escola Municipal Professora Alcida Torres(Rua Álvaro Fernandes, 144 – Bairro Taquaril)

24 de outubro

18h
Escola Municipal Padre Francisco(Rua Itaituba, 12 – Bairro São Geraldo)

28 de outubro

15h30
Escola Municipal Monsenhor João Rodrigues(Rua Arapari, 95 – Bairro São Geraldo)

31 de outubro

15h30
Escola Municipal Benjamin Jacob(Rua Venezuela, 643 – Bairro Sion)

14 de novembro

13h
Sala Juvenal Dias
  Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro)

19 de novembro

13h
Sala Juvenal Dias –
Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro)

sábado, 4 de junho de 2011

Não perca a festa de encerramento do primeiro ano de atividades do 'Hip Hop educação para a vida'


Depois de percorrer por 18 escolas municipais de Belo Horizonte, contemplando 9 mil alunos e educadores, o projeto “Hip Hop Educação para a vida” encerra seu primeiro ano de atividades. Idealizado e realizado por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, o projeto tem por objetivo utilizar a cultura do hip hop como instrumento para mediação de conflito na comunidade escolar.

O show de encerramento está marcado para o dia 6 de junho, às 21 horas, no Teatro Dom Silvério, com entrada franca. Na ocasião, as rimas do hip hop ganharão potência com as bases eletrônicas. A programação inclui o lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S – e do videoclipe da música Notícias do Brasil, produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela ONG Favela é Isso Aí para moradores do aglomerado da Serra, dentro do projeto do Fundo da Infância e Adolescência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

“Tivemos uma aceitação muito boa. Os meninos gostam que se estabeleça diálogo com eles na linguagem deles. O que estamos desenvolvendo dentro das escolas tem tocado crianças e educadores”, comemora Ice Band. Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais.

O rapper enfatiza a busca da sociedade por alternativas que garantam a segurança nas escolas, como a instalação de detectores de metais e o patrulhamento escolar. “Os próprios professores vivem momento de tensão com seus alunos. O projeto mostra que estamos juntos com toda essa comunidade escolar, que tenta buscar outras formas de mediação de conflito. A educação para vida se faz necessária neste momento”, completa.

O projeto é uma realização do Centro de Referência Hip Hop Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Segundo Ice Band, as ações do projeto terão continuidade no segundo semestre. A intenção é ampliar a área de atuação do “Hip Hp Educação para a vida” e chegar à esfera estadual, por meio de parcerias entre o projeto e as Secretarias de Estado da Educação e de Defesa Social. Enquanto isso, o contato com alunos e educadores continua nas redes sociais e até mesmo em conversas por telefone. “Criamos um vínculo para mediação do conflito através da cultura do hip hop”, constata Ice Band.

SERVIÇO
Projeto Hip Hop Educação para a vida – palestra-show e lançamento de CD - com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S
06/06 – 21h – Teatro Dom Silvério – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi
Informações: http://www.projetoeducacaoparaavida.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL PADRE FRANCISCO CARVALHO MOREIRA

Porojeto fecha o ciclo com visita a 18 escolas





Amanhã o projeto “Hip Hop Educação para a Vida” visita a última escola deste primeiro ano de atividades. Os alunos e professores da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, no bairro São Geraldo, conhecerão a programação. A partir das 9 horas, rapper Ice Band e integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S farão palestra-show. Esta será a 18ª. escola visitada. Mas esse não será o encerramento do projeto. Uma grande festa está sendo preparada para acontecer no Teatro Dom Silvério. A palestra-show de encerramento está marcada para as 21 horas. Entrada franca.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Veja! Recentes matérias publicadas sobre o nosso projeto.

                                                    O Tempo - Magazine - 26/05




                                                   Hoje em Dia - Programinha - 28/05

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto “Hip Hop Educação para a vida” visita última escola deste ciclo de atividades

Nesta sexta-feira (3), o projeto “Hip Hop Educação para a vida” visita a Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, no bairro São Geraldo, às 9 horas. A palestra-show do rapper Ice Band, em companhia dos integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S, é a última do clico de apresentações em unidades de ensino municipais, tendo a cultura do hip hop como principal instrumento para mediação de conflito. O encerramento deste primeiro ano de atividades do “Hip Hop Educação para a vida”, idealizado e realizado por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, está marcado para o dia 6 de junho, às 21 horas, no Teatro Dom Silvério. Participe!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

'Hip Hop Educação para a vida' visita escola no bairro São Geraldo

Amanhã (20), os alunos da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira vão conhecer a iniciativa do projeto “Hip Hop Educação para a vida”. O rapper Ice Band e os integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S. vão conduzir palestra-show.

Depois da exposição, os palestrantes farão uma apresentação artística, demonstrando a força do Hip Hop na formação do cidadão. Ao longo do encontro, os alunos receberão brindes como camisetas e CD´s com faixas dos artistas envolvidos -  um material produzido especialmente para o projeto.

O objetivo do projeto você já sabe: é mostrar como o hip hop e até mesmo outras atividades e/ou movimentos sócio-culturais podem contribuir para a redução da criminalidade e ainda revelar o talento de novos artistas urbanos. Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinquência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sócio-culturais.

O encontro será às 9h. A Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira fica à Rua Itaituba, 12, bairro São Geraldo. O grande evento de encerramento das atividades desta primeira etapa do projeto está marcado para o dia 6 de junho, com uma palestra/show no Teatro Dom Silvério.  Em breve, postaremos mais informações.

quarta-feira, 11 de maio de 2011


PROJETO “HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA” ENCERRA ATIVIDADES DESTE PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO E COMEMORA  SUA CONTINUIDADE, VIABILIZADA POR MEIO DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE BELO HORIZONTE

Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o projeto promove a realização de palestras/shows sobre arte, cultura e cidadania em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Durante do projeto, em 2010,  10 escolas foram  escolas contempladas. As atividades são conduzidas pelo rapper Ice Band e os integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S.

Infelizmente, por conta de uma agressão sofrida em 28 de novembro do ano passado  pelo o rapper Ice Band, o projeto teve que ser adiado e só depois de sua recuperação é que as atividades puderam ser retomadas.

Atualmente, Ice Band está preparando a gravação do videoclipe da música Notícias do Brasil. Ele será produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela Mostra Udigrudi de Cinema e Animação – Múmia, em parceria com a ONG Favela é isso aí para moradores do aglomerado da Serra. A música foi a escolhida pelos próprios alunos da oficina. Ice Band também já está trabalhando na pré-produção do próximo CD, que será gravado no final deste primeiro semestre de 2011.

O PROJETO

O Centro de Referência Hip Hop Brasil irá realizar durante o mês de maio mais 3 palestras/show gratuitas em escolas públicas da Rede Municipal. O objetivo do projeto é mostrar como o hip hop e até mesmo outras atividades e/ou movimentos sócio-culturais podem contribuir para a redução da criminalidade e ainda revelar o talento de novos artistas urbanos.

Os encontros começaram em outubro de 2010 e esta primeira etapa será encerrada no próximo dia 06 de junho, com uma palestra/show no Teatro Dom Silvério.  Graças à aprovação,  por meio do Fundo Municipal de Cultura, esta iniciativa terá sua continuidade garantida por mais um ano. 

PROGRAMAÇÃO MAIO e JUNHO 2011 – HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Data
Horário
Atividade
Atrações
Local
Endereço

13 de maio

14:00 às 16:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Padre Guilherme Peters

Rua Vitória, 30 – Serra

20 de maio

9:00 às 11:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida
Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira 

Rua Itaituba, 12 – São Geraldo

27 de maio

9:00 às 11:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida
Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Prof. Hilton Rocha
Rua Vicente Surete, 215 – Bairro Mangueiras


06 de junho


21:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida
Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Teatro Dom Silvério
Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi


terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO “HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA” RETOMA ATIVIDADES E DÁ CONTINUIDADE AO PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA CAPITAL MINEIRA


Blitz, T-Julim e Ice Band - Foto: Gustavo Baxter 

Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o projeto promove a realização de palestras/shows sobre arte, cultura e cidadania em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Durante do projeto, em 2010,  foram 10 escolas contempladas. As atividades são conduzidas pelo rapper Ice Band e os integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S.

Infelizmente, por conta de uma agressão sofrida em 28 de novembro do ano passado  pelo o rapper Ice Band, o projeto teve que ser adiado e só agora após sua recuperação é que foi possível retomar as atividades. Mas Ice Band volta mais disposto do que nunca.

Para comemorar a retomada da agenda de atividades do projeto Hip Hop Educação para a Vida, o rapper Ice Band irá se apresentar na próxima sexta-feira, dia 1º de abril, no Duelo de MC’s. O show está previsto para começar às 21h e será realizado no tradicional reduto de hip hop da capital mineira, debaixo do viaduto Santa Tereza. Na ocasião, o rapper irá apresentar o show Reflexões com um repertório focado no cotidiano urbano. Além disso, Ice Band está se preparando para a gravação do videoclipe da música Notícias do Brasil. Ele será produzido pelos alunos da oficina de vídeo, ministrada pela Mostra Udigrudi de Cinema e Animação – Múmia, em parceria com a ONG Favela é isso aí para moradores do aglomerado da Serra. A música foi a escolhida pelos próprios alunos da oficina. Ice Band também já está trabalhando na pré-produção do próximo CD, que será gravado ainda neste primeiro semestre.

O PROJETO

O Centro de Referência Hip Hop Brasil irá realizar nos próximos meses mais 8 palestras/show gratuitas em escolas públicas da Rede Municipal. Os encontros começaram em outubro de 2010 e se estendem até maio. O objetivo do projeto é mostrar como o hip hop e até mesmo outras atividades e/ou movimentos sócio-culturais podem contribuir para a redução da criminalidade e ainda revelar o talento de novos artistas urbanos.

Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais. Depois de aproximadamente 40 minutos de exposição, os três grupos fazem uma apresentação artística, onde demonstram a força do Hip Hop na formação do cidadão.

Durante o evento, que ocorre sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, os alunos das escolas recebem brindes como camisetas e CD´s com faixas dos artistas envolvidos -  um material produzido especialmente para o projeto

PROGRAMAÇÃO MARÇO/2011 – HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Data
Horário
Atividade
Atrações
Local
Endereço

31 de março


14:00 às 16:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Santos Dumont
Avenida Domingos Sávio, 578 – Santa Efigênia

Em breve serão divulgadas as próximas datas e as escolas atendidas pelo projeto

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO NO TWITTER:  @hiphopeducacao


sexta-feira, 25 de março de 2011


O CAIPIRA LOUCO CONFUNDE O SÁBIO

Janaína Cunha Melo
Texto extraído do blog Kizomba(www.dzai.com.br/kizomba/blog/kizomba)

Crédito: Gustavo Baxter/divulgação 
 
Ice Band, no Aglomerado Serra 


Depois de um longo recesso, o mesmo motivo que me afastou deste Kizomba me traz de volta, com ânimos renovados e muita vontade de continuar lançando luz sobre os feitos da comunidade negra desta cidade, sobretudo a juventude que, por meio do hip hop e outras expressões, faz saltar aos olhos a riqueza de uma cultura que se renova a cada dia, a despeito de todas as adversidades sociais e econômicas. 

Antes de tudo, preciso explicar minha ausência, para que todos possam entender meu silêncio, diga-se, provisório. Em 28 de novembro do ano passado, meu marido, Hudson Carlos de Oliveira, foi covardemente espancado diante de um bar, em Santa Efigênia, numa tarde de domingo, depois de assistir a uma apresentação de teatro de bonecos na praça. O motivo alegado pelos agressores foi que ele se aproximou do garçon que preparava churrasco para uma festa particular que ocorria nas dependências do bar, com mesas na calçada. De fato, Hudson se acercou ao garçon, mas para cumprimentá-lo, já que se conheciam. E ouviu do aniversariante: “sai fora que você não vai comer da carne que eu comprei”. Diante da insistência de Hudson em acabar de cumprimentar o amigo, o aniversariante - um jornalista - não apenas o espancou como foi ajudado por outros cinco que desfrutavam da festa, sob os incentivos do pai do cicerone: “mata que é bandido”. 

Deficiente visual, que não enxerga com o olho esquerdo, e com mobilidade reduzida em um dos braços e uma das pernas, Hudson sofreu duas fraturas na mandíbula e na escápula, das quais os agressores devem se orgulhar, uma vez que não estão detidos e bastante tempo passará até que eles sejam julgados. São as normas de uma justiça que não tem pressa. 

A repercussão do caso nos meios de comunicação fez chegar a notícia a boa parte dos amigos de Hudson, conhecido como rapper Ice Band, inclusive fora do país. Mediador de conflitos no Aglomerado Serra, ele é autor e realizador do projeto Hip Hop - Educação para a Vida, que circula por escolas públicas municipais. Ele conversa com crianças e adolescentes sobre a necessidade de superar a cultura da violência em favor de uma sociedade melhor, menos intolerante e pela formação de cidadãos em condições de compreender que o diálogo, a liberdade de expressão e a arte são tão essenciais ao humano quanto o alimento de todos os dias. 
A verdade com que Hudson defende estes ideais não o fizeram imune à intolerância social e racial, que governa Belo Horizonte e todo o país. Ao contrário, o colocam na linha de frente de uma disputa silenciosa e perversa. De um lado, estão os que acreditam que o espaço público pertence a uma parte da sociedade. De outro, os que se recusam a aceitar a vigência de normas que contradizem a Constituição Federal e todas as conquistas da luta pelos Direitos Humanos neste país. 

Como companheira e mãe de seu filho, ofereci a Hudson o conforto que estava ao meu alcance. Dias de tensão e angústia em hospital público eficiente, mas fétido, desorganizado e deprimente. Noites em claro tentando atender advogado, imprensa, amigos, familiares e todos que tinham o direito e a necessidade de entender o ocorrido. Iniciamos a campanha Desarme a violência em você, que entre outras ações coloriu muros da cidade com performances de grafiteiros. Além da proteção essencial à saúde psicológica de nosso pequeno filho que, com apenas cinco anos, ainda não merece saber que os covardes existem e do que são capazes em nome de falsas verdades, contra as quais lutamos com veemência. 

Por estas e outras razões, me afastei do Kizomba. A tristeza me cegou e não tive força para enxergar além do imediato. E, mais uma vez, veio do próprio Hudson o alento. Fisicamente recuperado, ele retoma o Educação para a Vida no final do mês, prepara seu segundo CD de rap, e tem encontro marcado com centenas de rappers, b.boys, grafiteiros, DJs, e militantes do hip hop, além dos inúmeros amigos dos movimentos sociais e populares, no Duelo de MCs, debaixo do viaduto de Santa Teresa, dia 1 de abril à noite. 

Ele subirá ao palco com a força que o fez vencer muitas outras dificuldades, sem renunciar à sua identidade. Hudson não pretende deixar de usar boné de aba reta, calça larga e tênis bola, tampouco deixará se dissipar sua alegria somente porque a felicidade de um negro e favelado incomoda muita gente. Apesar de tudo, ele não tem medo. Acredita na vida, no sonho, na liberdade, e em todas as conquistas anunciadas, que infelizmente não comprovamos na prática, mas que não desqualificamos. 

Por tudo que Hudson representa para esta sociedade, peço licença e inicio, então, nova fase do Kizomba, dedicando a ele este momento. Ice Band tem muito a nos ensinar, com boa dose de humor e alguma acidez. O caipira louco há de continuar confundindo sábios, por mais alto que seja o preço a pagar. Felizmente, não estamos sós. 

Obrigada aos centenas de artistas, jornalistas, gestores culturais e amigos sinceros que assinaram com presteza à Moção de Repúdio contra este ato de violência. Jaque, Blitz, Angélica, T-Julim, Iza, Ana, Budog, Lelo, Adriana, Admar, Flávio, Família Centro de Referência Hip Hop Brasil, Nozpegaefaz e U Comboio, Favela É Isso Ai, Oficina de Imagens, Silvana, João Paulo, Josué Canda, Lili, Élcio, Família de Rua, MV Bill, Mano Brown, Bill MPC, Pedro Otoni, Solanda, Lúcia Camargo, Rodrigo Barroso, Joviano, Nanda, Brigadas Populares, Vinícius Calazans e tantos outros: sem palavras... 

Crédito: Élcio Paraíso/divulgação
 
Rapper Blitz em evento de repúdio à agressão contra Ice Band, no Duelo de MCs