domingo, 12 de dezembro de 2010

NENHUMA COVARDIA NOS FARÁ CALAR

NENHUMA COVARDIA NOS FARÁ CALAR

Amigos e parceiros, em razão da covarde agressão sofrida pelo rapper Ice Band, idealizador deste projeto, o Hip Hop Educação para a Vida está suspenso até sua plena recuperação. Esperamos que em breve ele tenha condições de retomar as atividades.

Abaixo, Moção de Repúdio, que explica o crime ocorrido. Para assinar, em solidariedade, basta enviar e-mail para crh2b@yahoo.com.br, informando nome completo e número de RG.

Atenciosamente,

Janaina Cunha Melo
Coordenadora Geral do Projeto

BELO HORIZONTE, 3 de dezembro de 2010

MOÇÃO DE REPÚDIO

O Centro de Referência Hip Hop Brasil e todas as entidades e amigos que assinam este documento manifestam veemente repúdio aos atos de violência brutalmente cometidos contra o rapper e arte-educador Hudson Carlos de Oliveira, o Ice Band, dia 28 de novembro de 2010, no bar Brasil 41, em Santa Efigênia. O artista, deficiente físico e visual, foi agredido covardemente por sete homens, por motivo fútil. Em razão dos chutes e socos que recebeu, Ice Band teve fraturas no maxilar e na clavícula, além de lesões na arcada dentária e escoriações pelo corpo. Desde este dia, ele está internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, onde aguarda vaga para cirurgia de recuperação na mandíbula, sem previsão de alta.
Hudson Carlos de Oliveira foi espancado, humilhado publicamente, chamado de marginal e, durante o ataque, ouviu de um dos agressores: “Mata que é bandido”. Quando conseguiu se desvencilhar do ataque para buscar socorro em Batalhão da Polícia Militar próximo ao local, foi tratado como agressor, apesar das inúmeras evidências da agressão sofrida, e imobilizado com brutalidade, até que os fatos se esclarecessem com intervenção das testemunhas.
Negro, militante do hip hop e artista, Ice Band tem a cara da favela e se orgulha de sua identidade. Há pelo menos 10 anos se dedica de forma incansável à defesa dos Direitos Humanos, atua como mediador de conflitos no Aglomerado Serra, é autor do projeto Hip Hop – Educação para a Vida, em que realiza palestras de enfrentamento da violência social em escolas municipais de Belo Horizonte, e fundador e presidente do Centro de Referência Hip Hop Brasil - entidade não-governamental de promoção e divulgação da arte produzida na periferia. Ano passado, foi agraciado com medalha de Honra ao Mérito, na Câmara dos Vereadores, em reconhecimento à importância dos serviços prestados à comunidade.
A agressão sofrida por Ice Band não é um ato corriqueiro, mas legítima expressão de uma sociedade racista, preconceituosa e separatista que, em pleno século 21 e a despeito de todo desenvolvimento tecnológico, não aprendeu o elementar, que é o respeito à diversidade social e cultural, que não acata os princípios de igualdade assegurados pela Constituição Brasileira e que, acima de tudo, não reconhece erros históricos que continuam vitimando seus cidadãos.
Sob o argumento de que não era convidado de uma festa particular que ocorria na calçada de uma via pública, Ice Band foi vítima de violência absurda, executada por grupo covarde, que exibiu na delegacia seus currículos profissionais com a arrogância dos abastados e influentes que se julgam acima da lei e dos princípios básicos da convivência social. Dos sete agressores indicados à polícia pelo artista, ainda no local, apenas dois foram encaminhados à delegacia para prestarem depoimentos e foram liberados menos de 24 horas depois da barbárie cometida, apesar do flagrante delito declarado no Boletim de Ocorrência.
Esta é a sociedade em que vivemos, mas não a que queremos para uma nação que pode ser realmente livre, justa e pacífica. Fazer da violência um episódio banal é ridicularizar a vida, desprezar o valor do outro, desqualificar o sentido imperativo de conviver tomando em conta a pluralidade. Uma sociedade não se faz com um amontoado de indivíduos que defendem seus pequenos interesses particulares, mas com cidadãos dispostos a aprender cada dia um pouco mais sobre si próprio sem ter que aniquilar seu semelhante.

Pela gravidade das agressões sofridas por Ice Band, reivindicamos que o processo judicial reconheça o crime como tentativa de homicídio e não apenas lesão corporal.

Pelo caráter discriminatório do ato que motivou o crime, exigimos sua configuração como delito motivado por racismo.

Pela possibilidade de reconhecimento dos agressores, pela vítima e testemunhas, não aceitaremos que apenas dois dos acusados constem do processo.

Abaixo, assinam esta MOÇÃO DE REPÚDIO todos os que acreditam na paz como resultado de um processo de construção coletiva, acima da prepotência e das supostas verdades de uma sociedade escravocrata, servil e incapaz de reconhecer no desigual seu semelhante.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2010 – HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA



Data
Horário
Atividade
Atrações
Local
Endereço

05 de novembro
(sexta-feira)

14:00 às 16:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Padre Edeimar Massote

Rua Eneida, 1.485 Coqueiros

12 de novembro
(sexta-feira)

14:00 às 16:00
Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Dom Bosco


Rua Bicuiba, 100 – Dom Bosco

19 de novembro
(sexta-feira)

14:00 às 16:00

Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares (quadra coberta)

Rua Jundiaí, 567-Concórdia


26 de novembro
(sexta-feira)

14:00 às 16:00

Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S

Escola Municipal Oswaldo Cruz
(quadra coberta)

Rua Santos, 2.200 -  Jardim América


sábado, 9 de outubro de 2010

NÓS É QUE AGRADECEMOS!

Olá pessoal, abaixo, carta enviada pela Iracilda de Souza, diretora da Escola Municipal Moysés Kalil. Com muito carinho, agradecemos todos os elogios que ela fez ao projeto. Vida longa ao Hip Hop - Educação para a Vida!!!!!

"Quero deixar aqui o meu sincero agradecimento pela oportunidade que tivemos hoje em nossa escola.
Foi uma belíssima apresentação, todos os participantes estão de parabéns, pois conseguiram tocar no coração de cada criança que ali estava.
A abordagem dos temas foi para nós de forma prazerosa e tenho certeza que estas crianças jamais esquecerão a data de hoje. Tanto foi que ao saírem da escola acompanharam o grupo até o carro, se despediram e me encostaram na parede, pedindo que fizesse com que o grupo retornasse em outra data.
A Moysés Kalil se sente bastante honrada com a presença deste grupo e deste trabalho tão maravilhoso que é educar pela vida.
Grupos assim, nunca tivemos em nossa escola.
Parabéns ao grupo... Parabéns pelo trabalho... Parabéns por todos os participantes.
Queremos que em breve possam retornar...
Em nome da direção da escola e dos meus alunos, agradeço. "

Bom, estas foram as palavras de Iracilda, que nos acolheu com tanto carinho. O orgulho é nosso, por termos conhecido crianças e profissionais tão interessados no futuro.

Abraços,
De todos do Hip Hop - Educação para a Vida

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Foi dada a largada. O projeto Hip Hop - Educação para vida começou em grande estilo, no Teatro Dom Silvério. Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S fizeram grande show para um público bacana, interessado em conhecer o que o hip hop tem a dizer para a nossa juventude. Depois de meses de produção, muito empenho e energia para levar adiante esta ideia, todos os esforços foram recompensados, pela presença de vários amigos e muitas manifestações de apoio. Um privilégio e tanto. Semana passada, a primeira escola municipal foi contemplada com a iniciativa e as crianças demonstraram como este tipo de ação é bem-vinda. Afinal, cultura, educação e cidadania precisam caminhar juntas, quando o que está pela frente é o futuro deste país, com o que ele tem de melhor, e pior.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


PROJETO “HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA” 
DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA OUTUBRO
Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a iniciativa, consiste na realização de palestras/shows sobre arte, cultura e cidadania em 18 escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. As atividades serão conduzidas pelo rapper Ice Band e os integrantes dos grupos Crime Verbal e Elemento.S. 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2010 – HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA
Data
Horário
Atividade
Local
Endereço

01 de outubro
(sexta-feira)

14:00 às 16:00

Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida

Escola Municipal Vinícius de Moraes(quadra)

Rua Sebastião Moreira, 409 - Tirol


08 de outubro
(sexta-feira)


14:00 às 16:00


Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida


Escola Municipal Moysés Kalil(auditório)


Rua Afonso Pereira da Silva, 10 - Mantiqueira


22 de outubro
(sexta-feira)


14:00 às 16:00


Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida


Escola Municipal União Comunitária(auditório)



Av. Deputado Antonio Lunardi, s/nº - Brasil Industrial



29 de outubro
(sexta-feira)


14:00 às 16:00


Palestra-show Hip Hop Educação para a Vida


Escola Municipal Israel Pinheiro(quadra coberta)


Rua Desembargador Bráulio, 1147 - Vera Cruz

Durante o evento, que ocorrerá sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, os alunos das escolas receberão brindes como camisetas e CD´s com faixas dos artistas envolvidos, um material produzido especialmente para o projeto.

As escolas que tiveram interesse em receber a iniciativa, inteiramente gratuita, entraram em contato com o Centro de Referência durante o prazo de inscrições solicitando a palestra Hip Hop Educação para a Vida. Neste primeiro mês de ações serão realizadas quatro palestras-show em escolas da rede municipal de ensino. As quatro primeiras escolas contempladas com o projeto estão situadas nos bairros Tirol, Mantiqueira, Brasil Industrial e Vera Cruz. 



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CENTRO DE REFERÊNCIA HIP HOP BRASIL PROMOVE O PROJETO “HIP HOP EDUCAÇÃO PARA A VIDA”


Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a iniciativa, consiste na realização de palestras-shows sobre arte, cultura e cidadania em 18 escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O lançamento oficial do projeto será no próximo dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro Dom Silvério. Na ocasião, haverá o lançamento do CD dos artistas Ice Band, Crime Verbal e Elemento.S  

O Centro de Referência Hip Hop Brasil anuncia a realização de 18 palestras-show gratuitas em escolas públicas da Rede Municipal. Os encontros serão realizados no período que vai de setembro de 2010 a março de 2011.  O objetivo deste trabalho é mostrar como o hip hop e até mesmo outras atividades e/ou movimentos sócio-culturais podem contribuir não apenas para a redução da criminalidade, mas também para revelar o talento destes novos artistas urbanos.   

As palestras são ministradas por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S. Todos os artistas possuem ampla experiência neste tipo de realização, que já foi oferecida em diversas escolas de Belo Horizonte.

Ice Band parte de sua própria experiência de vida e conta aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais. Depois de cerca de 40 minutos de exposição, os três grupos fazem uma apresentação artística, onde demonstram a força do Hip Hop na formação do cidadão. 

Durante o evento, que ocorrerá sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, os alunos das escolas receberão brindes como camisetas e CD´s com faixas dos artistas envolvidos, produzido especialmente para o projeto.

As escolas que tiverem interesse em receber a iniciativa, inteiramente gratuita, devem entrar em contato com o Centro de Referência solicitando a palestra Hip Hop Educação para a Vida. O endereço para contato é  crh2b@yahoo.com.br 

As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de setembro. A partir de 20 de setembro será divulgada a programação de escolas que receberão o projeto.  

A Cerimônia de Abertura do Hip Hop Educação para a Vida será realizada dia 20 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Dom Silvério, com participação de todos os envolvidos na atividade, além da palestra-show. A entrada é franca. 




Ice Band com os integrantes dos Grupos Crime  e Verbal Elemento.S 
Foto Baxter Gustavo


Lançamento do projeto Hip Hop Educação para a vida – palestra-show com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S
Data: 20 de setembro – segunda-feira
Horário: 20h 
Local: Teatro Dom Silvério (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi)
Entrada franca 
Informações: (31)3209-8989 ou wwww.chevrolethallbh.com.br





quarta-feira, 1 de setembro de 2010



Hudson Carlos mora no Aglomerado Serra e desenvolve trabalho autoral desde 2006, quando lançou o CD independente Experimentando Idéias. O trabalho conta com a participação de jovens em situação de risco social, reunidos pelo projeto Os Sobreviventes, do qual é idealizador, e do convidado especial do rapper Blitz (Crime Verbal). Ice Band parte de sua experiência como um sobrevivente da guerrilha urbana dos anos 90 na Serra, e conta como trocou a arma pelo microfone para superar a violência em favor da música, da comunicação, da liberdade e da vida.